SERRA PELADA – Presbítero Pedro Gomes realiza viagem ao Canadá

Foto-Pedro-Gomes-em-Canada (17)Atualmente como presidente a mais de 01 (um) ano do Conselho Fiscal da Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada (PA). Presbítero Pedro Gomes, viajou na semana passada, 30 (quarta-feira) ao Canadá com objetivo de conhecer um pouco da sede da administração e tratar de vários assuntos da empresa canadense Colossus Minerals Inc., a qual no momento conduz um trabalho de prospecção geológica na Serra Pelada, dando continuidade ao que foi realizada pela Vale quando detinha os direitos da área.

Irmão Pedro fez parte de uma comitiva composta pelo Presidente da empresa no Brasil, sr. Gessé Simão e esposa e Dr. Heleno (Vice-Presidente), e a permanência foi de 4 (quatro) dias no Canadá.

A empresa Colossus Minerals Inc.

Canadense com ações na bolsa de Toronto e com participação de sócios brasileiros, formou uma joint-venture com a Coomigasp (cooperativa dos garimpeiros de Serra Pelada) para exploração do depósito de ouro na área do antigo garimpo.

No momento a empresa conduz um trabalho de prospecção geológica, dando continuidade ao que foi realizada pela Vale quando detinha os direitos da área. A pesquisa da Vale identificou um potencial de 20 t. O plano de pesquisa da Colossus (que na joint-venture tem 51%) é realizar 20 mil m de sondagem complementar e fazer a reinterpretacão dos dados e ensaios do que foi pesquisado pela Vale.

O programa de pesquisa, que levará cerca de dois anos, deve consumir recursos totais de US$ 15 milhões. Caso se confirme a expectativa para o depósito, poderá ser instalada uma mina subterrânea, empreendimento que demandará cerca de US$ 100 milhões em investimentos. No empreendimento, a Coomigasp não entrará com recursos e sim com os direitos de exploração da área, num total de 100 hectares.

Os associados da cooperativa receberão uma participação nos resultados. A Colossus não fará nenhum trabalho de aproveitamento dos rejeitos acumulados na área do antigo garimpo, mas está dando suporte técnico à cooperativa para que eles possam tentar o aproveitamento do ouro contido no material. Além do projeto Serra Pelada, a Colossus tem mais dois projetos no Brasil: Sumidouro, no Quadrilátero Ferrífero, e Natividade, no Tocantins, ambos em ouro.

A empresa fez um IPO (oferta inicial de ações) na TSX (bolsa de Toronto) há duas semanas e nesse período o valor de suas ações duplicou, um indicativo de que o projeto de Serra Pelada está entusiasmando os investidores.

Brasil Mineral OnLine / Pr. Deuramar (Ascom da Igreja) Foto: arquivo de Pedro Gomes.

Veja as fotos clicando aqui

Um comentário

  1. obrigado pelo seu talento com DEUS seremos um vencedores.

Comente

O seu e-mail não será publicado Os Campos obrigatórios estão marcados *

*

Subir