Açaí – Congregação Monte Sinai realizará festival

FESTIVAL DO AÇAÍ – O pastor Raimundo Pereira Filho, dirigente da Congregação Monte Sinai, com o objetivo de angariar fundosAçai para a construção do grande templo da Assembléia de Deus-CIADSETA em Araguatins, estará realizando dia 25 desse mês o primeiro festival de açaí.

O evento acontecerá durante todo o dia, em frente o templo central da igreja com início às 07h00 da manhã. O valor será R$ 5,00 (cinco) reais com direito a 02 (duas) porções. Conforme o pastor Raimundo, acompanhará a tijela, farinha de puba, branca ou farinha de tapioca; e ainda a polpa para os que não desejarem tomarem no local.

Participe conosco e ajude-nos na construção do templo.

Histórico do açaí

Açaí ou juçara é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, o Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará, onde seu consumo remonta aos tempos pré-coloniais. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa, com modificações no modo de consumo.

Uma tigela de açaí, consumida fora da região Norte do Brasil, repare na mistura de frutas, incomum no seu local de origem

O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estipes (troncos de palmeira) e podendo chegar até uns 25 metros. Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).

Pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geléias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés – a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais, o que não é bem visto pelos habitantes da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre / Pastor Deuramar (Ascom da Igreja)

3 comentários

  1. todos juntos podemos abraça este festival do açai, e juntos desenvolvemos um projeto de DEUS, onde todos nos vamos nos encontra neste dia tão especial, e com este festival, podemos nos emcontra na casa do senho que e o nosso templo sentral.

  2. fiquei com agua na boca com saudade do acai aqui nao temos este acai puro como este que esta na tigela USA sou paraense qqqqque pena que estou muito longe mas quando chegar no brasil visitarei esta igrja abencoada a paz do senhor

  3. dezejo q seja uma bencao o seu festival

Comente

O seu e-mail não será publicado Os Campos obrigatórios estão marcados *

*

Subir