DOMINGO ESPETACULAR: Jornalistas, pr. Silas Malafaia e os evangélicos do Brasil criticam reportagem sobre “cair no Espírito” apresentado pela Rede Record

Jornalistas de diversos veículos criticaram a reportagem do programa Domingo Espetacular que foi ao ar no último dia 13 criticando o que eles chamaram de “cai-cai”, apresentando a visão da Igreja Universal do Reino de Deus, dona da Rede Record, sobre o tema.

Tony Goes, jornalista da Folha de São Paulo foi um dos que criticou  o programa em sua coluna na F5. No ponto de vista do profissional a reportagem de 40 minutos “teve pouco de jornalismo e muito de propaganda”. O jornalista notou também que “os depoimentos foram escolhidos a dedo: só gente ‘desiludida’ com o ‘cai-cai’”.

“Ninguém do outro lado foi procurado, quebrando assim a regrinha mais básica do bom jornalismo. E tudo isto ao som de uma trilha bombástica, que insinuava espantosas revelações a qualquer momento”, critica o jornalista.

O site TN Online também falou sobre o tema e diz que o jornalismo da Record está em crise de audiência. “Ao mesmo tempo em que o “Jornal da Record” contabiliza os seus números mais baixos de audiência no ano, outro noticiário da emissora, o “Domingo Espetacular”, se vê acusado de praticar mau jornalismo contra um grupo religioso concorrente da Igreja Universal”, assina o jornalista Mauricio Stycer.

“Na prática, a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio. Contrariando uma regra elementar do bom jornalismo, a Record não ouviu nenhuma voz  em defesa dos religiosos atacados ao longo dos intermináveis 39 minutos da matéria”, escreve ele.

O site Na Telinha também falou sobre a prática pouco profissional e assim como outros veículos ligaram o fato ao número de fiéis que tem se desligados da IURD e partido para outras igrejas. “O uso do jornalismo da Record para defender interesses da Igreja Universal do Reino de Deus é visto com preocupação por setores laicos da emissora”, diz o texto que também questiona a falta de representantes pentecostais dando depoimento na reportagem. (Notícias Gospel)

Pastor Silas Malafaia

Em resposta à matéria exibida pela TV Record sobre o fenômeno “cair no espírito”, o Pastor Silas Malafaia postou um vídeo no site Verdade Gospel, em que critica “a nova palhaçada do Edir Macedo”.

Silas começa sua fala citando a carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, quando ele proíbe os irmãos de interagirem “com aqueles que se dizem irmãos mas tem atitudes de ímpios”.

Referindo-se às críticas da reportagem do programa Domingo Espetacular, que veiculou depoimentos de pessoas que disseram ir à reuniões e cultos pentecostais e não terem sentido nada nos momentos do “cair no espírito”, Malafaia afimou: “Quanta gente já fez fogueira santa, corrente dos 318, arruda, e não aconteceu nada? Quanta gente lá na Universal participou de campanhas e nunca aconteceu nada?”

“Não to aqui pra falar mal de igrejas, porque lá na Universal tem gente salva, que teme a Deus”, disse Malafaia, que numa menção aos crentes da Igreja de Beréia, que consultavam as escrituras em cada situação disse que “você não pode engolir o que um líder fala, porque ele não é absoluto”.

O Pastor Silas Malafaia afirmou na sequência que a emissora do Bispo Edir Macedo foi comprada com dinheiro dos fiéis. “A Record foi comprada com dinheiro de dízimos e ofertas. Nos últimos quatro anos a Universal investiu mais de R$ 1 bilhão na Record, para que ela crescesse, fosse grande. Agora me diz: quando foi que você viu na Rede Record, em horário nobre, às 22h00, uma programação para exaltar a Deus?”, questiona Malafaia.

Do ponto de vista do Pastor, a atitude da emissora pode ter sido um tiro no pé dos líderes da IURD: “Eles ridicularizam o movimento pentecostal, mas vão acabar sendo atingidos de tão trouxas que são”.

“O que é que tem nessa TV? Lascívia, homossexualismo, adultério, prostituição, safadeza, roubalheira, mau-caratismo… Esses caras estão loucos!”, esbraveja Silas Malafaia.

Inconformado com a reportagem, ele se dirige aos fiéis da IURD questionando o destino dos dízimos e ofertas: “Como você pode dar dízimos e ofertas num lugar que o dinheiro está sendo usado para fazer uma TV para profanar? Como pode uma igreja ter uma emissora de televisão para a glória de Satanás?

Segundo Malafaia, Edir Macedo tomou essa atitude para evitar que os fiéis da Universal não saiam da denominação. “Ele fez isso porque está desesperado. Tá com medo de perder o povo dele para as igrejas neo-pentecostais. Macedo não é inocente”, encerra o Pastor Silas. (Gospel+)

Assista ao vídeo na íntegra:

httpv://www.youtube.com/watch?v=kATJvMy8KpM

Os evangélicos

A reportagem que o “Domingo Espetacular”, da , exibiu ontem (13) sobre o tema “cair no Espírito” causou alvoroço na internet. Internautas indignados com a matéria colocaram a hashtag “#vergonharecord” entre os principais assuntos do Twitter, logo após a exibição da matéria especial.

O  Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record, vem utilizando os meios de comunicação de sua igreja para criticar os praticantes do “cair no Espírito”, prática usual em igreja petencostais. Seus alvos principais são Ana Paula Valadão, popular cantora gospel contratada da Livre, e a igreja Assembléia de Deus.

Durante a matéria, que durou quase 40 minutos, equipes de reportagem da Record se infiltraram em igrejas petencostais do e do Canadá – onde o movimento “cair no Espírito” começou – para mostrar como esse ato acontece dentro das igrejas.

Com tom de reportagem investigativa, com fundo musical sério, a reportagem manteve do início ao fim um tom questionador sobre o tema.

Um dos momentos mais polêmicos da reportagem foi a exibição de um vídeo em que um pastor da Finlândia impôs as mãos sobre a cantora Ana Paula Valadão e seu pai, o Pastor Márcio Valadão, fazendo-os cair.

No Twitter, evangélicos e não-evangélicos protestaram contra a reportagem da Record. Para elas, a matéria foi parcial e seu principal objetivo foi atender a interesses pessoais de Edir Macedo.

“Estou estarrecida com a forma que Edir Macedo expôs alguns homens e mulheres de Deus ontem em sua reportagem”, escreveu ApostolaDirlei.

“o movimento tem exageros, mais quem é Edir Macedo para falar sobre isto?”, disse josenildox.

O Pastor Silas Malafaia, também por meio do microblog, disse que vai responder a reportagem do “Domingo Espetacular” ainda nesta segunda (14). Ele é líder igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo.

Até o fechamento desta matéria, Ana Paula Valadão ainda não havia feito nenhum comentário sobre a reportagem da Record. (I Gospel.com)

Reportagem do “Domingo Espetacular” preocupa setores da Record

O uso do jornalismo da Record para defender interesses da Igreja Universal do Reino de Deus é visto com preocupação por setores laicos da emissora.

A reportagem especial do “Domingo Espetacular” do último final de semana, sobre “cair no Espírito”, segue rendendo.

A matéria de 40 minutos do jornalístico questionou uma prática muito comum em igrejas evangélicas neopetencostais e igrejas católicas carismáticas. No “cair no Espírito”, um líder religioso impõe as mãos sobre os fiéis, que caem desacordados no chão.

A reportagem da Record questionou a veracidade do ato e através do criador do movimento insinuou que o “cai cai” – apelido sarcástico usado pelos repórteres da emissora durante a matéria – seria na verdade uma influência do diabo.

Nos últimos dias, foi possivel ver em redes sociais milhares de comentários indignados com o intuito da reportagem especial. Para os internautas, o desrespeito à fé dos praticantes do “cair no Espírito” e a parcialidade da reportagem abalaram a credibilidade do jornalismo do canal.

Para jornalistas, a Record feriu um dos princípios básicos do jornalismo: ouvir os dois lados da história. Em nenhum momento da reportagem foi visto uma declaração da família Valadão – líderes da Igreja Batista – ou de algum líder da Igreja Assembléia de Deus, mostrados na matéria.

Na última segunda (14), o pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo, divulgou um video na internet em que criticou ostensivamente a emissora de Edir Macedo. Para o pastor, a Record vem sendo utilizada para atacar igrejas evangélicas ao invés de cumprir os propósitos pelos quais foi comprada por Edir Macedo: divulgar a mensagem cristã.

Em tempo

Além da repercussão da reportagem especial, a Record viu os índices de seu principal noticiário caírem.

O “Jornal da Record” fechou o mês de outubro com média de apenas 6,7 pontos. Em janeiro, a média era de 8,3.

Para tentar estancar a queda de audiência, a emissora alterou o horário do “Jornal da Record” diversas vezes ao longo do ano. Atualmente, o noticiário é exibido às 20h30, mas já passou por 19h45, 20h e 19h40. (Folha Gospel)

                                                           Assista a reportagem de domingo na íntegra:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Hi8r5PD66_E&feature=player_embedded#!

Um comentário

  1. “CAIR NO ESPÍRITO”

    Os relatos de vítimas que conseguiram se libertar de tais movimentos heréticos citam algo do tipo: caíram porque foram empurrados; ninguém caiu para frente, de joelhos e com o rosto em terra; foram induzidos a cair (hipnotismo satânico); caíram com pena do Pastor, para não deixá-lo sem graça; caíram porque gostaram da “farra”; caíram porque está na moda cair como novidade; caíram para não se sentirem inferiorizados perante os demais; caíram devido acordo com o pregador (trama maligna) para dar a entender que tal pregador era supostamente poderoso; caíram porque queriam dar a entender que estavam supostamente cheios de santidade (puro exibicionismo falso); etc. Percebe-se que possivelmente o Espírito Santo deve estar muito longe de tais falsários ou vítimas.
    Em um mesmo culto podem acontecer vários movimentos heréticos ao mesmo tempo. Já pensou, o caro leitor, sobre o caso de uma jovem caída para trás “para não deixar o(a) Pastor(a) sem graça”, ou por “puro exibicionismo” e então alguém “vomitar (bebida e comida estragada) supostamente os seus pecados” em cima da jovem caída para trás? Isto pode acontecer naturalmente porque todos esses movimentos heréticos são pecados contra o Espírito Santo.
    Os movimentos heréticos como “cair no espírito” têm fases de maior ou menor atuação. No ano de 1997 Satanás se apoderou da Igreja Vineyard em Scarborough, ao leste de Toronto (Canadá) que ficou mundialmente famosa como a “Igreja do Aeroporto de Toronto” e a sua heresia ficou conhecida como “bênção de Toronto” mas na realidade é a “maldição de Toronto”.
    Eu tenho um jornal sério e conceituado que transcreveu, traduzido em português, algumas partes do depoimento do fundador daquela heresia: Pr. Paul Gowdy, onde ele pede perdão ao mundo todo por ter sido um agente de Satanás levando maldição ao mundo todo.
    Agora o leitor deve prestar atenção: não sou eu inventando e sim, trata-se do próprio Pr Gowdy afirmando taxativamente que ele vivia ENDEMONINHADO! Mas o pior vem agora. Nas palavras do próprio Pr Gowdy o que acontecia naquela igreja: “Era algo irreverente e blasfemo ao Espírito Santo”. Espera ai! Blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão! Mas ainda têm pessoas arrogantes, “masoquistas”, que continuam “brincando com fogo”, ainda continuam “cutucando o Diabo com vara curta”.
    Apesar dos pesares eu ainda considero o Pr Gowdy como um homem de bom caráter que soube reconhecer seu erro, pedindo perdão a Deus e a todo o mundo. Pior é se deparar com “sepulcros caiados” cauterizados no erro, que nem sequer “se tocam”, “se achando” muito santos e espirituais. Isto sim, é hipocrisia elevada a enésima potência.
    Eu particularmente tenho notado que geralmente as igrejas que adotaram tal heresia tiveram um rápido crescimento de “membros” até o Diabo atingir seu objetivo e “passar a rasteira” em tais igrejas, e então elas “quase sumiram do mapa”.
    Os membros da satânica igreja de Toronto ficaram tão cegos espirituais que não se tocavam quando os demônios estava à vontade naquela igreja por conta dos otários: latindo, rosnando, rindo incontrolavelmente, cacarejando, rugindo, fazendo de conta que voavam, caindo e rolando no chão, fazendo de conta que urinavam nas colunas do templo, e outros atos diabólicos. Uma mulher de “Pastor” associou suposta experiência com Jesus como sendo muito melhor que sexo! Só mesmo sendo muito idiotas para não desconfiarem que os demônios estava à vontade naquela igreja herética.
    Com grande probabilidade a “maldição de Toronto” é blasfêmia contra o Espírito Santo, sem direito a perdão. Vamos analisar isto: nós seres humanos fomos criados à imagem e semelhança do Triúno Deus (por causa das palavras: façamos e nossa, no plural). Todo ser humano que fica se comparando com bichos, aves, animais: galinha, papagaio, lagartixa, porco, carneiro, égua, leão, urso, cachorro, etc., pela lógica matemática também está comparando o Triúno Deus com tais bichos (imagem e semelhança), ou seja, está blasfemando contra o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Percebe-se que o Diabo é muito astuto: os otários pensam que estão cheios do Espírito Santo enquanto possivelmente estão endemoninhados. Em tais igrejas está faltando o dom de discernimento de espíritos.

    Parágrafos transcritos do blog: http://www.laurohenchen.blogspot.com ou pesquisando no Google: oitavo rei apocalíptico, clicando em 2009. Tire cópias desta página e distribua para outras pessoas, ou retransmita este assunto por e-mail na Internet. O Céu dos céus lhe agradecerá.

Comente

O seu e-mail não será publicado Os Campos obrigatórios estão marcados *

*

Subir