REDES SOCIAIS: O Obreiro e a Mídia – As Redes Sociais em Benefício do Reino de Deus

POR ADRIANO REZENDE

Web

As Redes Sociais em Benefício do Reino de Deus

No sábado dia 27 de outubro em Taguatinga-DF, o Pr. Suimar Caetano presidente da Assembléia de Deus Missão, Projeto Restaurando Vidas, foi o preletor da 36ª AGO da COMADEBG, o assunto foi o obreiro e a mídia, centenas de pastores de vários estados do Brasil ouviram atentamente sobre osbenefícios e os malefícios da mídia.

Com base nesta brilhante palestra, resolve escrever este pequeno artigo sobre as novas ferramentas de informação do século XXI.

A globalização trouxe muitas inovações, principalmente no aspecto da informação e da comunicação, Entende-se por mídia o conjunto dos meios de comunicação, e que inclui, indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, por exemplo, jornal, rádio, televisão, outdoor, folders, propaganda, mala-direta, folhetos, balão inflável, anúncio em site da internet, etc. Este conjunto de comunicação tem-nos proporcionado condições de crescimento e de um melhor preparo na realização das nossas atividades.

Neste aspecto, podemos destacar, por exemplo, a importância da TV como meio de evangelização. Sua contribuição tem sido muito grande para a propagação do evangelho a toda a criatura. A igreja deve usar não apenas a televisão para pregar o evangelho, mas todos os demais recursos da mídia, como as propagandas, marketing e divulgação em geral que são investimentos relevantes no Reino de Deus.

Por outro lado, é sabido de todos, que a televisão tem ditado as regras de valores para as famílias. Por isso é necessário fazer uma leitura crítica de tudo aquilo que é pregado ou divulgado pela mídia. Compete aos pastores orientar e ensinar sobre os malefícios propagados por esse meio de comunicação. O povo necessita de alimento sólido e bíblico para resistir às influências que procuram mudar os conceitos, princípios e padrões bíblico-cristãos.

Eu sou de uma época em que era pregado nos cultos que a TV era coisa do diabo, e assim os evangélicos principalmente nos pentecostais, demos de mão beijada essa grande ferramenta a satanás; hoje estamos pagando um auto preço pela falta de discernimento espiritual, pois a grande mídia estão sendo comandadas por ateus, Ativistas gays, e homens sem qualquer valores morais. Basta liga a TV, e você já se depara com programas deturpando os valores bíblicos.

As igrejas neopentecostais foram as primeiras a acordar e começaram a divulgar suas programações na Televisão, porém com um alto preço a pagar, Somente o missionário RR Soares paga cerca de R$ 9 milhões por mês pelo horário nobre ocupado pelo seu “Show da Fé”, o que dar cerca de 108 milhões de reais ao ano; o Apostolo valdemiro Santiago paga cerca de 3,5 milhões de reais por mês a Band para transmitir seus programas nas madrugadas da emissora. Hoje, na televisão se ver muita imoralidade, mais se nós como homens de Deus entrarmos nela, poderemos pregar que JESUS, salva, cura e batiza com o Espírito Santo; não há coração que pode resistir ao poder da palavra.

Outra grande ferramenta de evangelização é a internet hoje ela é usada na evangelização, na edificação e na comunhão entre crentes do mundo inteiro. É um tremendo campo missionário, ainda praticamente inexplorado pelos crentes.

Pela primeira vez na História, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil passou dos 100 milhões. Segundo dados divulgados pelo Ibope Media, no primeiro trimestre de 2013 esse número chegou a 102,3 milhões de usuários. O crescimento foi de 24% na comparação com o primeiro trimestre de 2012 e de 9% sobre os 94,2 milhões divulgados no terceiro trimestre de 2012, a web já é um dos espaços mais frequentados pelas pessoas, que ali se comunicam umas com as outras, trabalham, estudam, se distrem, programam a agenda e fazem compras. Grandes redes sociais, como o Facebook e o Orkut, já têm mais pessoas como membros do que a população de muitos países. Além disso, a vida virtual ganha cada vez mais horas do cotidiano do homem moderno.

O Brasil, por exemplo, é a nação onde o internauta passa mais tempo conectado – uma média de 19 horas e meia por mês, segundo o Ibope Inteligense. Diante de números tão expressivos, a Igreja desistiu de demonizar a web e passou a usar suas múltiplas possibilidades para exercer atividades que lhe são essenciais, como a evangelização, o ensino bíblico, a comunhão e até a oração.
Das simples mensagens por e-mail com conteúdo cristão, os crentes passaram a propagar sua fé nos chats e nas radiowebs, sem falar nos microblogs, na transmissão de cultos em tempo real e nos aconselhamentos virtuais. É o Reino de Deus tornando-se acessível a um simples clique de mouse!.

Um dos pastores que mais utiliza as redes sociais é o pastor Silas Malafai líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que segundo a Tweet Rank, possui cerca de 280 mil seguidores apenas no facebook. Foi por isso que ele conseguiu reunir cerca de 70 mil pessoas no dia 5 de junho, um pleno dia de quarta feira em Brasília-DF, em uma manifestação contra o casamento homoafetivo.

Por outro lado o Pr. Silas também é um dos mais criticado, se você fizer uma rápida busca no Google, poderá ver que já o acusaram de tudo, desde pertencer a maçonaria até de enriquecimento elícito, porém todos os grande homens da Bíblia foram também criticados veja o que ocorreu com, Esdra, Neemias, José, Paulo etc.

Como cristãos, devemos encarar os desafios e as oportunidades que a globalização nos oferece.Por isso, devemos refletir juntos sobre alguns aspectos dessa interatividade de informações globalizadas que estão à nossa volta, considerando que o ministério pastoral é um conjunto de compromissos ético-espirituais diversificados e intermináveis.

É bom lembrar que ao cristão convém o discernimento e a sabedoria divina para usufruir com sabedoria deste e de qualquer outro recurso de informação que seja fruto da inteligência humana.

A Igreja católica já descobriu está ferramenta, e até o ex- Papa Bento XVI, antes de renunciar já usava as redes sociais para evangelizar, vejam este vídeo:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=XdeVTDkEz_8

Fonte: JM Notícias

Comente

O seu e-mail não será publicado Os Campos obrigatórios estão marcados *

*

Subir