PALMAS: Senador João Ribeiro é enterrado com honras militares

Familiares e amigos do parlamentar se reuniram durante culto realizado no cemitério Jardim das Acácias (Foto: Monique Almeida/G1)

Familiares e amigos do parlamentar se reuniram durante culto realizado no cemitério Jardim das Acácias (Foto: Monique Almeida/G1)

Com honras militares, o senador João Ribeiro foi enterrado na tarde desta quinta-feira (19), no cemitério Jardim das Acácias, na TO-020, em Palmas. O cortejo de carros deixou o Palácio Araguaia pouco antes das 17h, seguindo para a rodovia sentido Aparecida do Rio Negro. Ao chegar no cemitério, policiais militares conduziram o caixão do parlamentar até o local onde foi realizado o culto em homenagem ao senador, que morreu na manhã de quarta-feira (18).

Romilda Marieta de Jesus Ribeiro, irmã de João Ribeiro, lamentou a morte do senador (Foto: Monique Almeida/G1)
Romilda Marieta de Jesus Ribeiro, irmã de João
Ribeiro, lamentou a morte do senador
(Foto: Monique Almeida/G1)

Parentes e amigos de João Ribeiro, se reuniram em volta do caixão para dar o último adeus. Emocionada, a irmã do senador, Romilda Marieta de Jesus Ribeiro, contou como era a convivência dele com a família. “Sempre que podia ele estava aqui com a gente. Era um amigo, um companheiro”, disse ela com a voz embargada, sem conseguir continuar a fala.

Quando o corpo do senador estava no jazigo, a esposa do parlamentar, Cínthia Ribeiro, abraçou o caixão se despedindo pela última vez do marido, com quem tem um filho, João Antônio Caetano Ribeiro.

O corpo de João Ribeiro chegou a Palmas na madrugada desta quinta-feira. No velório compareceu a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que representou a presidente Dilma Rousseff.

A doença
O parlamentar morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o último dia 16 de novembro, após complicações pulmonares.

João Ribeiro foi diagnosticado em maio de 2012 com Síndrome Mielodisplásica Hiperfibrótica (SMD). Por ser uma doença rara, foi necessário um transplante de medula. A medula transplantada no senador foi doada pelo comerciante Lázaro Ribeiro, irmão de João Ribeiro.

Lázaro falou da tristeza e do sentimento de decepção após a morte do irmão. “Estou triste e decepcionado, mas com a consciência de dever cumprido. Se fosse preciso, tiraria um braço, uma perna e daria para salvar a vida dele. Nessas horas tem que ter união.”

Caixão de João Ribeiro foi levado por oficiais da Polícia Militar (Foto: Monique Almeida/G1)                      Caixão de João Ribeiro foi levado por oficiais da Polícia Militar (Foto: Monique Almeida/G1)
O corpo do senador João Ribeiro chegou ao cemitério no veículo do Corpo de Bombeiros (Foto: Monique Almeida/G1)
             O corpo do senador João Ribeiro chegou ao cemitério no veículo do Corpo de Bombeiros
(Foto: Monique Almeida/G1) – Fonte Portal G1 da Globo

Comente

O seu e-mail não será publicado Os Campos obrigatórios estão marcados *

*

Subir